iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto 
7ª edição – 2016

(Passo 1) Leitura do Edital do Concurso;
(Passo 2) Leitura do Regulamento do Concurso;
(Passo 3) Preenchimento do Formulário de Candidatura (também disponível no final da presente página).

EDITAL

O iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto é composto por 3 etapas com características distintas - Etapa Geral, Etapa Intermédia e Etapa Final. 
 
O presente Edital faz uma breve descrição das 3 etapas do concurso. A leitura do Edital do concurso não dispensa a consulta do Regulamento iUP25k.
 

Não obstante a base principal do concurso iUP25k, que é de pendor tecnológico, refere-se que esta 7ª edição dará ainda relevo a projetos de ideias e negócios na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, com o Prémio Best TIC e à área da Energia através do Prémio Best Energy Business.
 
Período de candidaturas - 3 de março a 3 de abril de 2016

De acordo com o Regulamento do iUP25k, as ideias de negócio concorrentes deverão ser apresentadas de 3 de março a 3 de abril (23h59m), através do formulário digital, disponível no site do concurso.
Antes de preencherem e submeterem o formulário, os concorrentes ao iUP25k deverão submeter um vídeo de até 3 minutos sobre a ideia de negócio, na plataforma da TVU, em http://tv.up.pt/premiums/30.
No formulário de candidatura deverá ser incluído o link URL, gerado na plataforma da TVU, que permitirá o acesso ao vídeo sobre a ideia apresentada a concurso.
O vídeo produzido pelas ideias candidatas ao iUP25k deverá ser submetido de acordo com as instruções que se seguem:
1 - acesso ao portal da TVU, em: http://tv.up.pt/
2 - registo como utilizador, em: http://tv.up.pt/ (“Registar” Canto superior direito)
3 – proceder ao upload do vídeo e preencher a o informação solicitada pela plataforma.
4 - copiar o endereço URL atribuído ao vídeo pela plataforma da TVU (e verificar que o endereço URL direciona o utilizador para a visualização do respetivo vídeo)
5 - indicar (colar) o endereço URL atribuído ao vídeo no formulário de candidatura

 
Nota importante: Os direitos de autor sobre imagens, sons e outras componentes do vídeo a apresentar na candidatura devem, ao abrigo da lei, ser salvaguardados. Certifique-se que os elementos a apresentar são originais, produzidos pelos candidatos, abertos ao uso livre (open source), ou que o seu uso foi autorizado pelos autores. A Universidade do Porto e a organização do iUP25k não se responsabilizam pelo uso indevido de criações protegidas por direito de autor.

Etapa Geral – 4 de abril a 21 de abril

No dia 21 de abril, serão divulgadas as 25 ideias finalistas. As ideias vão ser selecionadas pelos peritos do concurso a partir da análise do vídeo e do formulário de candidatura, de acordo com os critérios de avaliação indicados no Anexo 1 do Regulamento. As 25 ideias selecionadas vão passar à Etapa Intermédia do iUP25k.
Etapa Intermédia – 22 de abril a 5 de maio

Na Etapa Intermédia, as 25 equipas selecionadas na Etapa Geral, deverão enviar até ao dia 27 de abril, para o endereço de e-mail:  iup25k@up.pt , o Action Business Plan, cujo formulário será oportunamente disponibilizado.
Nesta fase, as equipas selecionadas devem preparar uma apresentação (elevator pitch) de até 5 minutos, em formato livre. O elevator pitch terá lugar no dia 4 e 5 de maio em três faculdades da Universidade do Porto - FEUP, FCUP e FFUP/ICBAS - e possibilitará aos peritos o contacto direto com as ideias a concurso, permitindo-se assim complementar as informações constantes no Action Business Plan.
Os critérios de avaliação podem ser consultados no Anexo 1 do Regulamento.
A divulgação das 10 ideias finalistas será feita no website do concurso até ao dia 6 de maio.

Etapa Final – de 6 de maio a (data em definição)

As 10 ideias selecionadas na Etapa Intermédia apenas terão acesso à Etapa Final se se fizerem representar no programa iUP25k Business Model e na sessão Pitch me UP, eventos de participação obrigatória para acesso à grande final do Concurso.
 

No caso do programa iUP25k Business Model, salvo ideias apresentadas por um único promotor, cada equipa terá que se fazer representar com um mínimo de 2 elementos (e 3 no máximo). Este programa realiza-se nos dias 12 e 13 de maio, na empresa Byside. O evento abordará o tema do empreendedorismo e da criação e modelação de novos negócios. Pretende-se que contribua para melhorar o desenvolvimento das diferentes ideias de negócio a concurso, através da capacitação dos participantes no âmbito de métodos e técnicas de definição e validação de modelos de negócio, nomeadamente: Business Model Canvas e Customer Development.
 

No evento Pitch me UP todas as ideias candidatas ao grande prémio iUP25k terão que se fazer representar com um mínimo de 1 elemento (e até 2, no máximo). Este evento vai ter lugar na Porto Business School, no dia 20 de maio. Neste programa, os elementos que representam as 10 ideias pré-selecionadas vão preparar a apresentação das suas ideias de negócio à sessão final do iUP25k. O Pitch me UP tem como objetivos ajudar a estruturar uma ideia de negócio e ajudar a comunicar eficazmente essa ideia de negócio. As metodologias a utilizar serão do tipo Experimential Learning.
 

Os 10 projetos finalistas competirão pelos prémios do concurso frente ao júri do Concurso na Sessão Oficial do iUP25K no dia 24 de Maio. Será neste dia que o júri decidirá quais os vencedores; contudo, a divulgação dos resultados apenas será efetuada no evento público STARTUP FEST, no dia 04 de Junho.
Também neste evento serão divulgados os prémios Best TIC e Best Energy Business.
 

No grande evento STARTUP FEST será ainda fechada a votação do Público e conhecido o vencedor do “Prémio do Público”.
Para mais informação consulte o  Regulamento do iUP25k. 
Para esclarecimentos adicionais contacte a Organização do iUP25k através do endereço de email: iup25k@up.pt

iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto 
7ª edição – 2016


REGULAMENTO*

Preâmbulo

A Universidade do Porto tem vindo a desenvolver esforços para fomentar o empreendedorismo, criando para tal estruturas que incentivam e apoiam os empreendedores, e assegurando vantagens aos que decidem valorizar económica e socialmente o conhecimento gerado no contexto da Universidade. 
O iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto é um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação. 
No ano de 2016, na 7ª edição do iUP25k, a Universidade do Porto (U.Porto) é representada pela U.Porto Inovação e pelo Clube de Empreendedorismo (CEdUP), doravante denominados neste regulamento por “Organização”.

Artigo 1º
Objetivos

São objetivos do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto:
a)    Estimular o empreendedorismo qualificado e inovador junto da comunidade académica;
b)    Facilitar a geração de ideias de negócio inovadoras em qualquer domínio científico, tecnológico ou social, identificando e premiando aquelas que se destaquem pelo seu arrojo e criatividade, sobretudo quando colocadas ao serviço de um projeto empreendedor;
c)    Apoiar a concretização de ideias com forte potencial de negócio através da facilitação do acesso a financiamento adequado, assim como a parcerias de negócio estratégicas;
d)    Gerar oportunidades de aprendizagem sobre o processo de inovação e comercialização de tecnologia;
e)    Promover a multidisciplinaridade, fomentando a partilha de experiências e a criação de sinergias para o desenvolvimento e comercialização de tecnologias;
f)    Promover a divulgação institucional da U.Porto.

Artigo 2º
Elegibilidade

1.    São admitidos ao concurso iUP25k pessoas singulares, maiores de 18 anos, que sejam estudantes ou alumni da U.Porto, de cursos de graduação e pós-graduação, de qualquer nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa.
2.    O iUP25k permite a candidatura em equipa - até um máximo de quatro (4) elementos, sem prejuízo do número - bastando que cada uma seja composta por pelo menos um (1) estudante ou alumnus da U.Porto, de cursos de graduação e/ou pós-graduação, que deverá ser o promotor principal ou líder da candidatura. 
3.    As candidaturas admitidas ao iUP25k deverão propor uma ideia para o desenvolvimento de um novo produto e/ou serviço que se afigure inovador e distinto, e com manifesto elevado potencial para desenvolvimento e valorização económica e social.
4.    As ideias concorrentes deverão ser originais, sendo os seus proponentes responsáveis, em todos os termos legais, pela sua autoria.
5.    É vedada a inscrição de projetos ou negócios que sejam provenientes de empresas, associações ou outras entidades que tenham sido legalmente constituídas antes do período de candidatura. 
6.    Estão excluídos da participação no concurso familiares em linha reta dos membros do Júri, da Organização e/ou painel de peritos de avaliação das ideias de negócio submetidas ao iUP25k.
7.    Não são elegíveis candidaturas submetidas após a data limite estipulada pelo Edital do Concurso.

Artigo 3º
Etapas do Concurso 

Os concorrentes admitidos serão selecionados através de três etapas de avaliação, a saber: 
 

a)    Etapa Geral, constituída por um painel de peritos, que selecionará as vinte e cinco (25) candidaturas, a avançar para a Etapa Intermédia, mediante avaliação de um vídeo e do formulário de candidatura submetidos a concurso. 
Os critérios de avaliação da Etapa Geral, a observar pelos peritos, encontram-se descritos no Anexo I do presente regulamento. 
 

b)    Etapa Intermédia, na qual um painel de peritos, selecionará das vinte e cinco (25) escolhidas na etapa anterior, as dez (10) candidaturas que vão avançar para a Etapa Final, mediante avaliação de uma apresentação presencial em formato livre (Elevator Pitch), com a duração máxima de cinco (5) minutos, podendo os concorrentes usar equipamento de projeção multimédia, que estará disponível no local. Para esta sessão a equipa criará, com base numa minuta a disponibilizar pela Organização para o efeito, um documento de suporte sobre a ideia denominado por Action Business Plan. 
Os critérios de avaliação da Etapa Intermédia, a observar pelos peritos, encontram-se descritos no Anexo I do presente regulamento. 
As dez (10) equipas pré-selecionadas pelo painel de peritos na Etapa Intermédia, juntar-se-ão na final, competindo pelos prémios durante a sessão oficial do iUP25k, que corresponde à Etapa Final do Concurso. 
 

c)    Etapa Final, constituída pela sessão oficial “iUP25K”, é aberta ao público. O júri do concurso, presidido por um membro da U.Porto, decidirá o vencedor do iUP25k, bem como os vencedores do segundo (2º) e terceiro (3º) prémios. O mesmo júri decidirá sobre o vencedor dos prémios Best TIC, cortesia da Microsoft, e Best Energy Business, cortesia da KIC InnoEnergy. 
A avaliação das dez (10) equipas pré-selecionadas será realizada mediante avaliação de uma apresentação presencial em formato livre (Elevator Pitch), com a duração máxima de cinco (5) minutos, podendo os concorrentes usar equipamento de projeção multimédia, que estará disponível no local.
 

Os critérios de avaliação da Etapa Final, a observar pelo júri, encontram-se descritos no Anexo I do presente regulamento. 
O anúncio dos vencedores será efetuada num evento próprio, em data e local a definir pela Organização, no evento STARTUP FEST. 
No decurso do STARTUP FEST será ainda anunciada, de entre as 10 equipas finalistas, a vencedora do Prémio “do Público”, votado na fase final do Concurso através da conta Facebook do iUP25k. 

Artigo 4º
Júri e Peritos

1.    O painel de peritos e os elementos do júri serão escolhidos pela Organização.
2.    O painel de peritos é constituído pela Organização, e avaliará as candidaturas conforme descrito no artigo 6º do presente regulamento. 
3.    Será ainda constituído pela Organização um painel de júri para avaliar as equipas na Etapa Final do iUP25k.
4.    No decurso da sessão oficial do iUP25k, o júri decidirá de entre as 10 candidaturas, quais as vencedoras. Esta decisão deverá ser mantida em segredo pelo júri e pela organização, sendo apenas do conhecimento dos concorrentes e do público no evento final STARTUP FEST.
5.    Das decisões dos peritos e do júri não cabe recurso.

Artigo 5º
Formalização da candidatura

A formalização da candidatura implica a preparação de informação a submeter a concurso, de acordo com as indicações constantes na página da internet, em http://iup25k.up.pt, e que incluem as seguintes peças:

1. Formulário de candidatura onde deverá constar informação sobre:


a)    Identificação e descrição da ideia; 
b)    Identificação dos promotores;
c)    Aceitação do termo de compromisso do Concurso;
d)     Vídeo de apresentação da ideia, em formato livre, com a duração até três (3) minutos. O vídeo relativo à ideia a concurso, a produzir pelos concorrentes, deverá ser incluído na candidatura, sendo depois submetido a concurso de acordo com as instruções designadas no Edital do Concurso, disponível em http://iup25k.up.pt.

A Organização do Concurso reserva para si o direito de solicitar aos concorrentes esclarecimentos complementares para aferir a elegibilidade das candidaturas.  
 

As vinte e cinco (25) candidaturas selecionadas para avançar para a Etapa Intermédia devem preparar uma apresentação, com um máximo de cinco (5) minutos, em formato Elevator Pitch, bem como preencher e enviar para a organização do iUP25k o formulário “Action Business Plan”, que será disponibilizada pela Organização. O Action Business Plan deve ser enviado para o endereço de correio eletrónico: iup25k@up.pt em data estipulada no Edital do Concurso.
 

O período para apresentação de candidaturas será publicado no Edital do Concurso disponível no website do iUP25k.

Artigo 6º
Avaliação das candidaturas

As candidaturas a concurso serão analisadas pela Organização no sentido de apurar a elegibilidade das mesmas de acordo com os parâmetros definidos no Artigo 2º.
 

A avaliação das candidaturas elegíveis cumprirá as etapas descritas no Artigo 3º. 
Cada candidatura será avaliada por um painel de peritos, nas etapas Geral e Intermédia. Os membros desse painel de peritos atribuirão a cada candidatura, e para cada um dos critérios mencionados, nota de zero (0) a vinte (20) pontos, de acordo com a grelha de avaliação e critérios de ponderação que constam em documento que se junta como Anexo I ao presente regulamento, dele fazendo parte integrante. 
 

Na Etapa Geral, o painel de peritos avaliará a ideia a concurso, composta pelo vídeo e pelo formulário de candidatura. Na Etapa Intermédia o painel de peritos avaliará a ideia, de acordo com os termos de avaliação que incluem a apreciação do Elevator Pitch e do Action Business Plan, a serem submetidos pelo(s) promotor(es) dentro do prazo indicado no edital do Concurso.
 

O(s) promotor(es) das ideias farão uma apresentação (Elevator Pitch) do respetivo projeto ao painel de peritos, devendo para tal realizá-la num período não superior a cinco (5) minutos, podendo os concorrentes usar equipamento de projeção multimédia, que estará disponível no local. 

O Action Business Plan e a apresentação em modo Elevator Pitch serão avaliados de acordo com a informação constante no Anexo 1 do presente regulamento. A não entrega do Action Business Plan e/ou a não comparência na sessão do Elevator Pitch acarreta a desclassificação das equipas.

Em caso de empate a Organização indicará um (1) perito para proceder ao desempate, observando para o efeito os critérios de avaliação identificados no Anexo I deste regulamento.
 

As dez (10) equipas finalistas da Etapa Intermédia do iUP25k, apuradas para a Etapa Final, participam, antes da Sessão Oficial, no programa “iUP25k Business Model” e no programa “Pitch Me UP”, em data a anunciar no edital do concurso. A participação das ideias nestas iniciativas é obrigatória, sob pena de exclusão das equipas do iUP25k.
 

No âmbito da sessão oficial iUP25k, as dez (10) equipas finalistas do iUP25k farão uma apresentação (Elevator Pitch) do respetivo projeto ao Júri. A apresentação não poderá exceder cinco (5) minutos. Serão adicionados três (3) minutos para perguntas por parte do painel de jurados. Os concorrentes poderão usar equipamento de projeção multimédia, que estará disponível no local.
 

Os critérios de avaliação a usar pelo júri serão os que constam da tabela incluída no Anexo I deste regulamento.
Em caso de empate, a decisão sobre a classificação das ideias caberá ao presidente do Júri.
 

O público poderá votar de entre as 10 ideias finalistas, a ideia preferida para efeitos de atribuição do “Prémio do Público”. A votação do público será presencial, durante a Sessão iUP25K, através da entrega de um documento de voto à Organização. 
 

Durante a fase final do Concurso, e de acordo com as instruções da Organização, o público poderá votar, de entre as 10 equipas finalistas, na sua preferida para atribuição do prémio “do Público”. A votação será efetuada através da conta do iUP25k no Facebook.

Artigo 7º
Prémios

Serão atribuídos os seguintes prémios aos vencedores do concurso: 

1º Prémio, a atribuir à ideia vencedora do iUP25k.

Prémio no valor global de 15.000€ constituído por:
•    10 000€ em dinheiro - apoio do Banco Santander Totta.
•    Serviços de Incubação – apoio do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
•    Mentoring – Apoio da PwC -  PricewaterhouseCoopers
•    Consultoria e depósito de um pedido provisório de patente nacional – apoio da Patentree – Intellectual Property
•    Inscrição de um elemento no Curso Avançado de Coaching; oferta de uma anuidade de associado; promoção da ideia na rede ANJE - apoio da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários;

2ª Prémio 
Prémio no valor global de 5.000€ constituído por: 
•    Serviços de Incubação – apoio do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
•    Mentoring – apoio da PwC - PricewaterhouseCoopers
•    Serviço de diagnóstico de Propriedade Industrial ao projeto - apoio da Patentree – Intellectual Property

3º Prémio 
Prémio no valor global de 5.000€ constituído por: 
•    Serviços de Incubação – apoio do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
•    Mentoring – Apoio da PwC - PricewaterhouseCoopers
•    Serviço de diagnóstico de Propriedade Industrial ao projeto - apoio da Patentree – Intellectual Property

Prémio Best TIC - Apoio da Microsoft
•    Apoio em coaching e mentoring; 
•    Acesso a aconselhamento sobre programas de financiamento; 
•    Acesso ao Programa BizSpark da Microsoft para startups de âmbito tecnológico; 
•    Apoio para acesso a programas internacionais da Microsoft, nomeadamente AppCampus; 
•    Dispositivos mobile Microsoft.

Prémio Best Energy Business – Apoio da KIC Innoenergy
•    Prémio monetário no valor de 2 000€.

Prémio “Do Público” 

•    Menção honrosa.


Os prémios devem ser aplicados na concretização das ideias de negócio e usufruídos durante o ano civil do Concurso, sob pena de perda dos respetivos prémios.

Artigo 8º
Divulgação dos resultados

Na sessão oficial do iUP25k e no STARTUP FEST estarão presentes investidores selecionados e convidados pela Organização. Aos investidores serão disponibilizadas informações de carácter geral sobre as ideias concorrentes, assim como sobre os respetivos promotores. 

A Organização é livre de efetuar a exibição de todos os vídeos submetidos durante o processo de candidatura, e durante as fases de avaliação das ideias, em qualquer meio.

O concurso e os vencedores das várias categorias serão alvo de divulgação através de diversos meios de comunicação social. 

Artigo 9º
Disposições gerais

A participação no Concurso iUP25k implica a aceitação integral deste regulamento e do respetivo Edital do Concurso.
Caberá exclusivamente aos concorrentes assegurar a proteção legal das ideias de negócios apresentadas no Concurso, competindo aos mesmos recorrer às figuras legais que reputem de adequadas. 
 

A Organização do iUP25k reserva-se o direito de, por motivos de força maior, modificar o presente regulamento.
O presente Concurso poderá ser extinto por decisão dos órgãos de gestão da U.Porto.
 

Anexo I

Os peritos e o júri avaliarão as ideias de negócio concorrentes de acordo com os seguintes critérios e pontuação:

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

Nota sobre a submissão dos vídeos na plataforma da TVU

Preencha todos os campos relativos à classificação do vídeo antes de o submeter, nomeadamente os campos: Características Gerais; Caraterização do Conteúdo, Contribuições. A sua contribuição é fundamental para podermos identificar e agrupar o seu vídeo. Por favor, certifique-se que preenche os principais campos.