25 PITCH

Etapa Intermédia - 2ª eliminatória (Elevator Pitch)

4 e 5 de maio

O iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto é composto por 3 etapas com características distintas - Etapa Geral, Etapa Intermédia e Etapa Final. 

Na Etapa Intermédia, as 25 equipas selecionadas na Etapa Geral, deverão enviar até ao dia 28 de abril, para o endereço de e-mail:  iup25k@up.pt , o Action Business Plan, cujo formulário será oportunamente disponibilizado.

Nesta fase, as equipas selecionadas devem preparar uma apresentação (elevator pitch) de até 5 minutos, em formato livre. O elevator pitch terá lugar no dia 4 e 5 de maio, em 3 Faculdades da Universidade do Porto - FEUP, FFUP/ICBAS e FCUP - e possibilitará aos concorrentes a oportunidade de apresentar aos peritos o que valem as suas ideias. O elevator pitch é complementado pelas informações constantes no Action Business Plan. Os critérios de avaliação podem ser consultados no Anexo 1 do Regulamento. A divulgação das 10 ideias finalistas será feita no website do concurso, no dia 5 de maio.

E os 10 finalistas são...

(Por ordem alfabética)

  • Audio GPS
  • CEM - Construction Eco Map
  • Colligi
  • HotBox
  • Limpa-m'isto
  • Neuro-Landscape
  • Retrivr
  • take by oko
  • Travel Cache
  • WEStoreOnTEX

Técnicas para um elevator pitch de sucesso

Quer queiras angariar financiamento para o teu negócio, aperfeiçoar a tua estratégia de negócio ou apenas ficar entre os melhores participantes de um concurso de ideias de negócio... um elevator pitch sólido é uma ferramenta essencial para alcançares o teu objetivo.

Pensa num elevator pitch como um sumário que dá uma rápida ideia do teu negócio e de detalhes que fazem dele uma ideia de sucesso.

1. O Problema

Tenta explicar o problema do teu potencial cliente da forma mais simples possível. Idealmente deverás conseguir descrever o problema numa ou duas frases.

2. A tua solução

A identificação clara do problema ajudar-te-á a focar a tua solução na resolução apenas desse problema. Deverás ser capaz de descrever a tua solução de forma muito profissional em poucas frases.

3. O mercado-alvo

Fala sobre os segmentos do mercado que pretendes atingir, quantas pessoas existem em cada um desses segmentos, e o montante total que eles atualmente gastam.

4. concorrência

Descreve os teus pontos diferenciadores dos teus competidores e assegura-te que estás a construir uma solução única que os clientes irão escolher face às alternativas.

5. a tua equipa

Deverás explicar porque é que tu e a tua equipa são as pessoas certas para executar este projeto. Independentemente de quão boa ou única é a tua solução, se não tiveres as pessoas certas do teu lado, há uma grande probabilidade de não conseguires implementá-la.

6. sumário financeiro

Reúne um resumo financeiro e um orçamento das despesas. Garante que consegues construir uma empresa lucrativa com base naquilo em que acreditas. No entanto não é necessária uma previsão detalhada. O mais importantes é que entendas o teu modelo de negócio.

7. metas

Fala sobre as metas a atingir e quando planeias atingi-las. Se já atingiste alguns dos objetivos que planeaste, deverás mencioná-los.